segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Liderança Saudável




ELIEL BORBA - EVANGELISMO E LIDERANÇA
(Êxodo 18 1-27)
Introdução
- Primeira semana - Os servos de Deus - Atos 13. 1-12- Chamados por Deus, Reconhecidos e enviados pela Igreja e usados por Deus no poder do Espírito Santo- Semana Anterior - Modelo de Liderança - Mc. 10. 32-45- O caminho do serviço e da cruz para o exercício da liderança espiritual- Hoje - Uma liderança saudável- Alguns líderes tem se perdido em meio à sua caminhada- Erros são cometidos, princípios não são observados- Vivemos uma crise de liderança em diversas áreas em nosso país (notícias)- Àqueles que almejam exercer a liderança (presbiterato, diaconato, líderes de células, de ministérios ou outros) precisam ter em mente a necessidade de exercitarem uma liderança saudável - No texto de Ex. 18 1-27 vamos ver três características de um homem/mulher que exerce uma liderança saudável

1) Uma liderança saudável valoriza a família

- Este é um grande desafio aos líderes- Moisés havia enviado sua esposa e filhos de volta à casa do sogro em meio a sua jornada no Egito - (vs. 4.20) (vs18.2)- Não podemos precisar o tempo, mas Moisés estava longe de sua família em meio à obra de Deus- A primeira atitude abençoadora do sogro de Moisés (Jetro) foi proporcionar novamente esta aproximação- O grande ensinamento para nós está no equilíbrio- Muitos usam a família como desculpa ou pretexto para não realizarem a obra de Deus- Alguns estão dizendo: quando tudo estiver resolvido em casa (filhos crescidos, formados, casa própria adquirida, vida tranquila, aposentadoria....) aí sim, vou servir a Deus- Mt. 19.29 "E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herderá a vida eterna." (contexto de "perigo de riqueza" ou comodismo)- Somos chamados à uma obra gloriosa, Jesus promete a todos que tomarem parte em sua batalha, compartilharão de sua vitória, em outras palavras, enquanto cuidamos da "casa" de Deus, Deus cuida da nossa casa- Mas outros estão tão envolvidos na obra de Deus que deixaram as famílias expostas ao inimigo- Risco: perder Deus no meio da obra de Deus- Prioridades da nossa vida 1- Deus / 2- Família / 3-Trabalho / 4- Igreja(ministérios)- Observamos líderes se "escondendo" dos relacionamentos familiares nas muitas atividades de igrejas e ministérios, assim como no trabalho secular- Paulo ensino em 1 Tm 3. 1-5 - a liderança começa em casa- Não falamos de famílias perfeitas (não existem), mas famílias que busquem andar sob a direção de Deus- Uma liderança saudável valoriza a família

2) Uma liderança saudável valoriza os relacionamentos

- Em primeiro lugar uma liderança saudável valoriza a família- Moisés como líder estabelece dois níveis de relacionamentos essenciais- O primeiro nível de relacionamento é com Deus - Vs. 15 - Moisés consultava a Deus- Para exercer uma liderança saudável dependemos de ouvir a voz de Deus- Um líder muitas vezes está só - contará somente com Deus- Vs 24.12 - "Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá..."- Subir ao monte - ir e permanecer na presença de Deus (vs. 15-18)- Mt. 14.23 "E despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho".- Jesus também valorizava tempo em oração (Mt. 26.36; Mc. 1.35; Lc. 3.21)- Uma liderança só é saudável se tiver experiência de tempo com o Pai- Moisés ensinava os estatutos do Deus e suas leis- Uma liderança saudável está baseada no ensino da Palavra de Deus e conhece esta Palavra (Sl 119.103; 105; Sl 1.2)- O segundo nível de relacionamento é com as pessoas- Vs. 13 - Moisés estava diante (com) o povo - de dia até à noite- Líderes do mundo se trancam em escritórios - difícil acesso- Líderes do Reino - estão junto com o povo de Deus- Moisés ouviu seu sogro - o líder precisa saber ouvir conselho- Líder precisa saber que Deus usa a todos de seu Corpo e fala de diversas maneiras- O líder precisa saber trabalhar em equipe- Risco "Moisés (líder) ouve a Deus, não precisa ouvir aos homens"- Moisés recebeu conselho - Estabeler líderes 100, 50 e 10- Moisés atendeu às palavras de seu sogro (vs, 24-26)- Uma liderança saudável valoriza os relacionamentos, vertical e horizontal

3) Uma liderança saudável valoriza o caráter

- Em primeiro lugar uma liderança saudável valoriza a família- Em segundo lugar uma liderança saudável valoriza os relacionamentos- Mas uma liderança saudável valoriza o caráter para exercer a obra de Deus- Homens e mulheres que não tem do que se envergonhar (2 Tm. 2.15)- Vs 21. As características de homens/mulheres para liderança de 100-150 e 10- Capazes - pessoas experimentadas, tenha certa experiência- Lembrando que nossa capacidade vem do Senhor - 1 Tess. 5.24 "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará"- Tementes a Deus-"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" Pv. 9.10- Verdade - pessoas verdadeiras, fiéis, moldadas pela palavra de Deus - Paulo em 2 Cor. 11.10 "A verdade de Cristo está em mim..."- Que aborreçam a avareza - literalmente - "que não recebam suborno"- I Tm 3 1-10, 2 Tm 2.2 - também falam destas características da liderança- Uma vida de santidade, uma vida de caráter diante de Deus- Melhor definição de caráter: "Aquilo que você é quando ninguém está vendo"- Uma liderança saudável valoriza o caráter

Conclusão

- Tema: Liderança saudável- Em primeiro lugar uma liderança saudável valoriza a família- Em segundo lugar uma liderança saudável valoriza os relacionamentos- Por último uma liderança eficaz valoriza o caráter- Após receber o conselho de Jetro Moisés colocou em prática suas instruções- Agora que vimos na Palavra de Deus suas orientações a respeito de uma liderança saudável, precisamos nos posicionar, colocar nossa vida diante de Deus com sinceridade e fazermos um "concerto" com Ele para podermos serví-lo de uma maneira eficaz, livre e saudável- Deus nos acolhe e recebe a todos - todos sendo usados por Deus, seja no grupo de 10, 50 ou 100 até que "todos cheguem à perfeita varonilidade, à medida da estatura de Cristo". Ef. 4.13


Nenhum comentário: